Aprendendo Laravel com Cursos

É imprescindível comprar um curso para aprender a usar o Laravel Framework? Sim e não, isso vai depender do seu nível de experiência com a linguagem PHP, seu conhecimento com REST e outras soluções que podem não estar fazendo parte do seu estudo no momento mas será muito importante para criar soluções com as tendências de hoje. Lembre-se de ver a data da publicação desse post para não pensar que as "tendências de hoje já estão ultrapassadas".

Falando de CURSOS

Eu já comprei alguns cursos para aprender algo específico ou alguma coisa que fosse totalmente nova para mim e alguém explicando seria talvez mais fácil de entender do que ler um livro ou a documentação do sistema ou plataforma ou linguagem. Hoje já penso diferente.

Mas vou apontar o que encontrei de bom nisso. A primeira coisa é que se você está iniciando um curso pode te ajudar muito em uma etapa que é a CRIAÇÃO DO AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO, porque por exemplo você não é obrigado a usar o COMPOSER para criar uma aplicação com PHP mas para criar um projeto com Laravel precisa. Então no curso o instrutor vai lhe dar essa base.
Outro ponto ainda falando de criar o ambiente de programação, normalmente as documentações são independentes de plataforma de Sistema Operacional ou dependendo do livro que estiver lendo a maneira de montar o ambiente já está defasado, e com um curso atual é mais fácil criar as soluções com base no que você já tem.

Em um curso normalmente o instrutor acaba explicando certas terminologias de forma simples que na literatura nem sempre é tão clara. Sem contar que você poderá fazer perguntas para o instrutor do curso.

Falando da minha experiência por exemplo, embora eu tenha implementado alguns projetos utilizando nodeJS na ocasião com AngularJS, ou seja, a parte do JavaScript estava tranquilo então pensei que para eu aprender VueJS não seria nada muito complicado, então certo dia eu quis usar VueJS no Laravel mas sinceramente não sabia o melhor jeito de começar então procurei um curso e lá entendi rapidamente o caminho das pedras para implementar o que eu queria usando VueJS com Laravel.

A curva de aprendizado está sendo bem legal, porque depois de um tempo estou mais consultando a documentação do que vendo o curso, não quer dizer que o curso é ruim, na verdade muito bom por sinal, é questão que boa parte do que ele ensina eu já sei então me empenho em buscar na documentação me aprofundar nos temas das linguagens e dos frameworks.

A melhor coisa é: "BUSCAR O CONHECIMENTO POR SI MESMO E TIRAR AS PRÓPRIAS CONCLUSÕES DEPOIS DE UM TEMPO DE VIVÊNCIA". Quero dizer que não dá para crescer muito se ficarmos na sombra do conteúdo de um curso só implementando tudo da mesma forma que em tése sempre vai funcionar. Preciso errar um pouco e bater cabeça às vezes para criar "músculos" para o aprendizado ser mais produtivo.

Tenho aqui algumas indicações, pois se você tem a idéia de comprar um curso para aprender uma nova tecnologia, linguagem, funcionalidade pode dar uma conferida nesses, e caso faça o curso não esqueça de voltar aqui depois e me dizer o que achou se te ajudou...







E aprender sem comprar um CURSO...


É totalmente possível e dependendo da sua capacidade autodidata, estou dizendo isso porque conheço muita gente que não gosta de cursos online ou mesmo aprender somente com livros ou consultas na internet, tem gente que gosta de ter um professor instruindo e explicando tudo e não tem nada de ruim ou de errado com isso.

Minha abordagem nesse sentido é levando em consideração a minha experiência e creio que muitos de vocês que lerem esse post podem se identificar com isso.

Vejo que todas as vezes que busquem aprender da forma "mais difícil" que é pesquisar, ler e reler vários autores, procurar em fontes distintas na maioria das vezes encontro mais conteúdo em inglês e aí tem uma pequena barreira da língua, nada muito complicado mas ainda sim é uma coisa a mais que influencia no processo de aprendizado.

Com já venho dizendo nesse post as minhas dicas para aprender de forma mais sólida qualquer coisa de tecnologia embora o tema aqui seja Laravel, creio que vale para qualquer outra coisa. Se eu estiver errado deixa nos comentários sua experiência porque eu aprendo também.

Vamos lá!

1 - Ver algum vídeo ou ler algum post/paper 

O que for de alguém que já domina tal tecnologia que você quer aprender pode te dar um norte ou até mesmo te fazer desistir disso, porque não é porque um grupo de pessoas que idolatre linguagem X ou Y vai significar que você também vai gostar. Nesse tema eu recomendo que assistam o vídeo do Fabio Akita onde ele fala sobre sua linguagem não ser especial.


Esse vídeo mudou bastante meu jeito de pensar, não no que acredito mas sim como encarar isso na carreira. Recomendo que assistam a parte II desse vídeo, e também ver os outros vídeos do Akita. Só o estou promovendo porque gosto do seu conteúdo e tem me ajudado bastante, então acho pode ajudar mais gente.

Recentemente comecei a estudar sobre segurança da informação, e comprei alguns livros de introdução do assunto e assim que fui entrando mais a fundo comecei a procurar especificamente alguns assuntos nos quais quero me aprofundar que é o caso do Python, NMAP e as leis relativos ao tema.




2 - Documentação oficial


Depois de ter uma boa ideia do que você realmente quer, procure a documentação oficial no caso desse assunto é o site do Laravel. Veja os pré-requisitos, as recomendações, os canais de suporte, repositórios e outros materiais. Assim você vai poder beber da fonte, tente implementar sozinho da forma que está na documentação, cometer erros no início vai ajudar a entender como a coisa funciona e vai evitar que os cometa quando estiver fazer algo para valer (no emprego, num projeto que vai para produção etc).

Sem contar que vai experimentar ler e entender as terminologias comuns de documentações em geral e naturalmente você vai intuitivamente pesquisar sobre isso e vai expandir sua área de conhecimento. Então ler coisas que podem parecer mais complicadas gera um desconforto benéfico para o aprendizado.


3 - Tentativa e erro


Não tem muita mágica, a partir de uma base teórica o negócio é colocar a mão na massa mesmo, fazer e se deparar com os problemas do dia-a-dia e transpor esses problemas com testes e mais pesquisa. Nisso o StackOverFlow vai ser a "mão-na-roda" que você vai precisar. É uma excelente fonte de conhecimento, porque lá você também vai encontrar pessoas como você está procurando aprender como também outras pessoas que já estão num nível acima e vai agregar muito no seu aprendizado.

No stackoverflow vai encontrar várias implementações da mesma coisa, e isso ajuda no modo de pensar para resolver problemas e vai te fazer sair do trivial. Lembre de pesquisar também na versão em inglês.

Finalizando o raciocínio...


Hoje eu ainda compro alguns cursos para iniciar em campos ainda inexplorados por mim, mas só compro alguma coisas antes de pesquisar muito se é isso mesmo que quero, consulto bastante as documentações e tento fazer tudo sozinho, consultando como comentei outros profissionais para ver aonde essa tecnologia pode me levar. 

Como comentei acima, acho que o desconforto de ler ou ouvir algo que não faço ideia me motiva a procurar e ler e reler até entender, porque eu não admito para mim mesmo ler algo e não entender, no mínimo vou tentar muito. No mínimo vou repetir o processo várias vezes antes de criar alguma opinião sobre o assunto, hoje sou promotor do Laravel mas com certeza isso poderá mudar se eu encontrar outro framework ou até mudar de linguagem preferida. Porque no fim das contas não tem o melhor isso ou aquilo como verdade absoluta, só tem um monte de boas ferramentas para implementar uma solução x ou Y, cada coisa tem sua parte boa em seu campo de atuação. Entenda isso e irá longe.

Quero saber de você o que acha disso tudo, se opinião diferente ou experiência diferente, porque quero compartilhar o que sei, mas sei que tem muito mais do que ainda não sei para aprender. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Número par ou impar em C#

SQL Server - Duplicando tabela [Dica] [Video]

Calculo de area do circulo em liguagem C#