Eventos - Expandindo o conhecimento em programação

Eventos de tecnologia são na minha humilde opinião uma das melhores maneiras de expandir o conhecimento em relação à tecnologia que você gosta ou conhecer novas soluções em outras tecnologias que ainda sequer ouviu falar.

Nesse post vou além de qualquer coisa relatar uma das melhores experiências que já tive em eventos. Começo enumerando alguns pontos principais para apoiar essa minha tese:

1 - Identificação (não estou sozinho)


Até no primeiro evento direcionado para a comunidade de programação eu pensava que eu era o pior programador da face da terra, e que tudo que eu fazia era uma bosta, e que qualquer pessoa que olhasse meu código iria dizer: "dá para fazer isso de um jeito muito melhor" e dentro de mim havia uma leve depressão antecipada e talvez que não se concretizaria no plano real. Era uma preocupação sem fundamentos da minha cabeça.


Sobre esse assunto eu refleti bastante com um vídeo do PC Siqueira que pode parecer que não tenha nada a ver com o assunto mas tem, ele fala sobre a síndrome do impostor. Veja abaixo e tire suas próprias conclusões:



O que aconteceu é que fui na RubyConf e assistindo as palestras que foram ministradas por desenvolvedores como eu, e vi que as dúvidas, preocupações, erros e pensamentos deles eram exatamente as mesmas que os meus. Ou seja, vi que os outros programadores são tão bons e ao mesmo tempo humanamente falhos como eu e nesse momento eu vi que não estava sozinho e toda a neura que eu tinha era mais comum do que eu imaginava.

Em seguida comecei a participar de outros eventos, e encontrei os Meetups que pode parecer algo super normal para muitas pessoas mas até bem pouco tempo atrás tipo um ano se tornou novidade para mim, e é uma solução sensacional, porque são palestras relativamente pequenas que promovem a participação das pessoas e o contato de quem está palestrando é muito maior com quem está assistindo, assim a absorção do tema é mais fácil.

Com essa experiência agora tenho até vontade de palestrar, porque percebi que o que sei já algo relevante para outras pessoas que ainda não sabem o que sei, ou seja, se sou sei lá "pleno" em algum assunto já vai agregar na vida de quem é ainda "junior" nesse assunto e assim a comunidade cresce. Não preciso ser o maior expert em alguma coisa para começar a compartilhar o que já sei e esse é um dos motivos de eu escrever no blog.


2 - A comunidade motiva


De fato buscar aprender algo sozinho é uma coisa e buscar algo sabendo que tem uma galera também nesse mesmo propósito é outra coisa. Quando você entra num evento do que for, e vê pessoas como você fazendo perguntas no fim da palestra e percebe que há uma vontade geral em compartilhar o conhecimento somente com o intuito de receber de volta mais conhecimento ou até somente pelo prazer de fazer com que outras pessoas possam transpor as barreiras que um dia você já venceu.

É diferente quando você consome uma informação de alguém que tem uma intenção puramente comercial, do tipo aprenda minha linguagem e compre minha solução, contrate meu serviço e por aí vai...

Outra coisa é quando você por si só quer aprender ou usar tal solução porque percebeu que isso ou aquilo é algo bom, e você vai ter prazer em resolver problemas, implementar coisas novas com a linguagem, ou qualquer outro tipo de ferramenta. Saber que tem gente ajudando somente por ajudar é motivador no mínimo e gratificante. Isso nos motiva além de aprender mais, motiva a voltar nas plataformas, evento e tudo quanto for lugar para disseminar o conhecimento e ajudar outras pessoas, no pensamento que um dia alguém te ajudou.


3 - A experiência que não tem preço


No mesmo viés dos tópicos acima, a experiência de assistir um vídeo e ler um post ou um livro é uma, outra coisa é você estar no mesmo lugar físico com a pessoa que escreveu o livro ou o post ou até estava no vídeo.

O networking não só pensando no lado de negócios, mas no fato de criar amizades mesmo é uma oportunidade sem igual, porque temos a tendência de ficar na nossa bolha de assuntos, bolha de amigos, sempre falando das mesmas coisas pesquisando nas mesmas fontes sempre com a mesma opinião e isso não agrega muito. É bom ouvir opiniões contrárias à sua, se deixar conhecer aquilo que até então era algo ruim para você.

Muitos eventos são pagos, mas sinceramente vejo que são esses que tem o maior valor agregado, porque tudo que gera ônus produz diretamente um compromisso maior das pessoas independente do nível intelectual ou de maturidade de cada um. Quando vou num evento pago já chego com a impressão de que o evento será bom, verei e aprenderei coisas novas. Pagar um ingresso não é garantia de bom conteúdo mas tende a ter.


Finalizando o raciocínio...

Sempre que puder ir num evento vá! Porque a experiência que você adquire vendo pessoas como você mostrando técnicas, projetos tanto que for de novidades será extremamente importante para seu crescimento. Entre no evento sem a síndrome do impostor e saia de lá sem também achar que é o expert. O incômodo de não saber algo vai te levar a perguntar, pesquisar, fazer amigos e sempre ir além do que já sabe.

Me diz você se já foi a algum evento e como foi, vai que tive sorte de ter somente boas impressões. Quero saber algo diferente do que já penso. Comenta aí...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Número par ou impar em C#

SQL Server - Duplicando tabela [Dica] [Video]

Calculo de area do circulo em liguagem C#