Laravel - Iniciando no Framework - Get Started!

Estava procurando um bom framework para PHP? Não está mais!


Eu sou muito suspeito para falar sobre Laravel, porque sou um admirador do framework. Deixando claro que de forma alguma acho que é o único framework descente ou talvez o melhor ou algo do tipo. Mas com os projetos que estive nos últimos dois anos mais ou menos o framework me ajudou muito com organização, agilidade de desenvolvimento e a documentação e material é muito acessível.

Se caso você é iniciante em PHP também não sei se é uma boa ideia já começar a desenvolver direto com um framework, porque muita coisa vai ficar subentendido e pode prejudicar seu crescimento como desenvolvedor, mas é apenas minha opinião. Pesquise por si só o que outras pessoas mais experientes e tenha sua própria conclusão.

Você que está conhecendo o Framework agora talvez sinta alguma dificuldade para entender alguns conceitos se nunca trabalhou com um framework de PHP mas creia que vai te ajudar bastante no decorrer do processo, eu separei alguns pontos que entendo como importantes para começar, lembrando que eu não tenho a verdade absoluta, então depois de ler esse post fique à vontade de pesquisar muito mais sobre o assunto porque foi isso que eu fiz quando comecei a conhecer. Vamos lá!

Esse é o site oficial do Framework, lá você vai encontrar a documentação do sistema e tudo que já vem pré configurado nele. Vai conhecer o seu ecossistema e seus pré-requisitos para sua instalação e configuração.

2 - O que pesquisar primeiro?
Recomendo que comece a ver inicialmente os pré-requisitos para a instalação como o Composer, se ainda não sabe o que é o composer acesse a página oficial https://getcomposer.org/ dê uma pesquisada lá e com um pouco de força de vontade logo está dominando o composer, que na verdade é bem simples. É um gerenciador de dependências que facilita muito muito muito o dia-a-dia.

Sem falar no Laracasts que é uma plataforma excelente onde nem tudo é gratuito mas tem um curso gratuito do básico para quem está iniciando, vale muito a pena conferir acessa lá: Laravel from scratch é em inglês mas assim, na área de TI não tem como ficar choramingando não, é mais fácil aprender inglês sem contar que te abre muitas portas também.

3 - Ouvi falar que precisa saber usar comandos no terminal...
De fato, o framework possui muitos recursos que são de fácil implementação através do terminal, e para ser sincero mesmo para quem nunca usou com algum tempo de prática e pesquisa básica você vai estar resolvendo tudo que precisa para tornar sua vida mais tranquila.

4 - Como montar meu ambiente?
Isso vai depender do sistema operacional que você estiver usando em seu computador, para montar você vai precisar instalar o Apache além de configurar o Composer, mas recomendo que monte um ambiente de teste como soluções que já configure o ambiente todo para você.

Windows - Recomendo o XAMPP, é bem simples de instalar. Ele como os demais que vou citar aqui já instala além do APACHE o MySQL e PHP. Entra no site deles e segue o passo-a-passo da instalação. Link: https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html 

Linux - Você pode usar o XAMPP também, mas tem a opção de usar o LAMP que vai suprir todas as mesma necessidades. O processo de instalação vai variar dependendo da distribuição que você estiver utilizando. Link de exemplo de instalação.

Mac - Recomendo o MAMP, como o XAMPP é um ótimo software para configurar o ambiente. Eu uso esse atualmente e funciona muito bem, dá uma olhada: https://www.mamp.info/en/

Eu já usei todos os software's que citei, e em geral a instalação e funcionamento é similar entre todos. Eu tenho um vídeo no meu canal que mostra como configurar o ambiente, pretendo em breve fazer em todas plataformas citadas e volto aqui para atualizar. Visita lá:https://youtu.be/iSUxgfndt0c



5 - Preciso usar banco de dados e qual usar?
Não necessariamente, porque você vai conseguir estudar bastante somente com a parte do PHP, mas fica mais interessante quando tem a interação com banco de dados. Recomento MySQL por ser um banco dados bem consolidado e gratuito, é um banco de dados relacional e também não é complicado de aprender a interagir com ele.
Mais para frente você vai perceber que banco dados não é uma barreira porque muito do trabalho você vai fazer direto no Laravel e ele vai se encarregar que criar as tabelas, relacionamento, adicionar constraints e por aí vai.

Em relação à pesquisa sobre como interagir com a camada de banco de dados através do Laravel eu recomendo começar aprendendo o que é e como usa a Model e em seguida como usar as Migrations. Estuda as sessões do site do Laravel sobre o Eloquent ORM, Assim que estiver dominando vai perceber que é uma ótima solução que agiliza o desenvolvimento.

Me deixa saber se esse post te ajudou, se teve alguma dúvida ou sugestão para melhorar para os próximos que chegarem por aqui, dentro do possível eu vou respondendo. Bons estudos e boas pesquisas!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Número par ou impar em C#

SQL Server - Duplicando tabela [Dica] [Video]

Calculo de area do circulo em liguagem C#